Para diminuir o custo de operação, não economize na manutenção


Os custos de manutenção e operação são grandes preocupações para quem trabalha com transporte de carga. Entretanto, muitos não se dão conta da relação que um tem com o outro e, por diversos motivos, acabam adiando ou deixando de fazer manutenção para não encostar o caminhão.

É nessas horas que os custos operacionais decolam. Confira algumas dicas para você consumir menos combustível, evitar problemas inesperados e economizar uma grana:

1 – Esteja com a manutenção em dia.

Dentro de uma concessionária/oficina, o profissional consegue detectar pequenas falhas no caminhão que são imperceptíveis ao motorista. Quando observadas a tempo, essas falhas podem ser concertadas e evitar um gasto maior.

2 – Não abuse do retarder.

O retarder, na maioria das vezes, deve ser utilizado junto com os freios. Caso os freios não estejam funcionando adequadamente, procure uma oficina, pois usar retarder de maneira excessiva pode aumentar o consumo de combustível.

3 – Verifique os pneus

Utilize sempre os pneus ideais para o seu caminhão e verifique a pressão semanalmente. Dessa forma você evita qualquer atrito extra com a pista.

4 – Fique de olho no alinhamento.

Além de gastar seus pneus de forma errada, um caminhão desalinhado pode sofrer desacelerações indesejadas, levando ao aumento do consumo de combustível.

Fontes: Blog do Caminhão