20 dicas para evitar danos nos módulos eletrônicos do ônibus


Levar em conta uma série de detalhes é fundamental para garantir que os módulos eletrônicos funcionem de modo adequado. A seguir, listamos 20 dicas que ajudam a não cometer erros. Confira:

1 – Nunca acione a partida do motor com as baterias desconectadas.

2 – Evite fazer funcionar o motor por meio de “trancos”.

3 – Não desconecte as baterias com o motor funcionando.

4 – Não inverta a polaridade das baterias.

5 – Não utilize o carregador de baterias ligado em paralelo para auxiliar a partida. Se as baterias do veículo estiverem descarregadas, utilize baterias auxiliares convenientemente carregadas, conectadas em paralelo.

6 – Se for preciso carregar as baterias, desconecte-as do sistema elétrico e efetue o processo de carga de acordo com as instruções do fabricante.

7 – Não conecte ou desconecte os módulos de gerenciamento do motor (MR) e gerenciamento do motor/veículo (FR) com a chave na fechadura da coluna da direção na posição “ligada” (terminal 15 energizado).

8 – Observe que o chicote do motor (conector de 55 vias) não é protegido contra curto-circuito ao positivo. Portanto, eventuais curtos-circuitos podem danificar o módulo eletrônico.

9 – Não utilize materiais inadequados (ponta de provas, pedaços de arame etc.) para fazer medições nas conexões elétricas, pois isso pode provocar problemas de mau contato.

10 – Ao efetuar trabalhos de solda elétrica na estrutura ou em componentes do veículo, desconecte previamente os cabos das baterias e todos os módulos eletrônicos.

11 – Ligue o cabo massa do equipamento de solda diretamente na peça a ser soldada.

12 – Não efetue solda elétrica próximo a sensores, atuadores, módulos eletrônicos e chicotes elétricos. Se necessário, remova previamente esses componentes.

13 – Desmonte os módulos eletrônicos quando for necessário submeter o veículo a  temperaturas acima de 80°C.

14 – Ao lavar o motor, não dirija jatos de água pressurizada ao módulo eletrônico MR, aos sensores e a suas conexões.

15 – Não monte uma chave geral de circuito elétrico no veículo. Mantenha apenas a chave geral original, se houver.

16 – Não efetue ligações diretas para fazer funcionar o motor.

17 – Se for necessário remover os módulos eletrônicos, não utilize ferramentas para desligar os conectores. Eles devem ser desligados apenas com as mãos.

18 – Não efetue emendas nos chicotes elétricos conectados nos módulos eletrônicos.

19 – Os equipamentos adicionais que necessitam de sinais de sensores do motor (por exemplo: computador de bordo) devem ser conectados entre o módulo MR e o painel de instrumentos. Tais equipamentos não devem ser conectados, em nenhuma hipótese, diretamente aos sensores, sob pena de comprometer o funcionamento do motor.

20 – A montagem de equipamentos eletrônicos adicionais pode causar interferências nos módulos eletrônicos do veículo. Antes de instalá-los, consulte um Concessionário ou Posto de Serviço Autorizado Mercedes-Benz.